ESPECIALIZAÇÃO EM REGÊNCIA CORAL

Justificativa

A atividade do regente coral no Brasil contemporâneo assumiu características muito particulares nas últimas décadas. Coros surgiram em espaços antes considerados improváveis, ao mesmo tempo em que instituições onde a música coral parecia solidamente estabelecida deixaram de incentivá-la. Também mudaram os processos do fazer musical coletivo e seus participantes, como cantores, público, críticos, coordenadores, incentivadores, etc. O mundo contemporâneo, eivado de estímulos multicoloridos, iluminados e provocadores de reações instantâneas, tem forte influência sobre a atividade coral. Competências que não se relacionavam ao trabalho do regente coral hoje lhe são fundamentais. Por vezes, são exigidas do regente habilidades que muito se distanciam daquelas tradicionalmente a ele associadas

Não obstante, a atividade coral encontra-se em expansão e, consequentemente, as oportunidades de trabalho para os regentes. Mas essa é uma questão que não pode ser analisada unicamente a partir da ótica do regente coral atuante há algumas décadas atrás. Há que se ter uma visão dessa prática musical no contexto da sociedade contemporânea, para se criar condições que atendam a tal demanda de trabalho.

Vivendo num mundo onde a mudança é o status quo, como diz Peter Topping, a formação de um regente deve ser constantemente avaliada e adaptada às situações que lhe vão sendo apresentadas. Tal fato cria uma lacuna de difícil superação entre o que acontece no "mundo real” e o que é ensinado nas escolas e nas universidades, pois os currículos concebidos visando à formação de regentes corais são quase sempre moldados de acordo com os ditames do estilo conservatorial francês do Século XIX.

Neste projeto, procura-se organizar um curso que apresente situações reais de trabalho do regente contemporâneo. O corpo docente indicado é formado por músicos que, além de sua alta qualificação musical e acadêmica, desenvolvem atividades reconhecidas (não raro premiadas) em suas respectivas áreas de atuação prática. Trata-se de um projeto inovador, sem similar em outra instituição educacional no Brasil. Procura-se, aqui, conjugar o respeito à alta qualidade artística que a música coral merece com uma visão pragmática do mercado de trabalho.

Objetivos Gerais:

1. Capacitar regentes corais para a atuação no mercado de trabalho contemporâneo através do enfoque em metodologias, técnicas, literatura e repertório.

2. Provocar a discussão acerca da função do regente coral e da situação da atividade coral na sociedade contemporânea.

Objetivos Específicos:

  • Atualizar e aprofundar conhecimentos em regência coral.
  • Vivenciar diferentes possibilidades de práticas em regência coral.
  • Observar, analisar e discutir características fundamentais da música coral no contexto da sociedade brasileira contemporânea, bem como as principais competências necessárias à atuação do regente.
  • Desenvolver técnicas e dinâmicas de ensaio.
  • Analisar criticamente a atuação do regente e sua relação com os diversos elos da cadeia produtiva da música coral no Brasil.

Público Alvo

  • Regentes de coro e professores de Música.
  • Graduados em qualquer curso superior de Música ou Musicoterapia.
  • Graduados em qualquer área.

Pré-Requisitos

  • Conhecimento de Leitura e Escrita da Música.
  • Leitura básica de cifra, conhecimento do teclado e estudo de iniciação ao piano de, no mínimo, dois anos.
  • Conhecimento dos padrões básicos de marcação do compasso (marcação de compassos unários, binários, ternários e quaternários simples e compostos).

Campo de Atuação

Áreas de Educação, Música ou Artes em instituições de ensino públicas e privadas, religiosas, consultorias no campo musical, empresas em geral e nos diversos contextos artísticos existentes.

Inscrição

Taxa de Inscrição: R$50,00 (Cinquenta reais).

Documentos:

  • Carteira de Identidade.
  • Diploma de curso superior de graduação (ou de curso equivalente).
  • Histórico Acadêmico de curso superior de graduação.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/).
  1. O aluno deverá enviar, em formato PDF, o conjunto dos documentos definidos neste item para o e-mail pos@cbmmusica.edu.br ou poscbm@gmail.com.
  2. Os candidatos inscritos presencialmente deverão apresentar a documentação obrigatoriamente no ato da inscrição.
  3. Os portadores de diploma de nível superior, obtido no exterior, devem ter o respectivo diploma revalidado oficialmente.
  4. Caso o candidato apresente documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:

  1. Internet - https://f2link.f2b.com.br/musicoterapia
  2. Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração ao CBM.

Local

Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.

Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.

Processo Seletivo

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção designada pela Coordenadoria dos Cursos de Pós-Graduação e Extensão desta Instituição.

O preenchimento das vagas oferecidas dar-se-á através de processo classificatório e eliminatório, e será realizado por meio de:

  1. Análise do currículo e do histórico acadêmico do(s) curso(s) de graduação e/ou Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu
    • Para esta prova, o(a) candidato(a) deverá comprovar experiência prática.
    • O(a) candidato(a) deverá obter, no mínimo, 06 (seis) pontos para a aprovação. O valor máximo será 10 (dez) pontos. Havendo nota excedente, essa será considerada a nota máxima (10 pontos).

Matrícula

Documentos:

  • Certidão de Registro Civil (nascimento, casamento, separação judicial ou divórcio).
  • Comprovante de Residência.
  • foto 3x4 (recente).

Investimento

O curso poderá ser pago em 21 (vinte e uma) parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e a(s) restante(s) no(s) mês(es) subsequente(s).

Consulte os preços na Central de Matrículas pelo telefone (21) 3478-7600 – ramal 7608.

Coordenação

Zoya Alves Maia

pos@cbmmusica.edu.br ou poscbm@gmail.com

Produção Artística de Conclusão de Curso

Concerto público de um programa coral com 04 (quatro) peças musicais contrastantes sob regência do aluno, todas de livre escolha, sendo que uma delas, obrigatoriamente, deverá ser a cappella.

Para efeito de performance das obras, a arregimentação dos músicos, bem como a produção e logística do evento, fica por conta do aluno.

Certificação

Será concedido certificado aos alunos que tiverem frequência mínima exigida (mínimo de 75% de presença), avaliação satisfatória em todas as disciplinas e apresentarem o artigo e concerto público comentado.

Considerações Finais

  1. Vagas limitadas.
  2. A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
  3. Casos omissos serão analisados pela Coordenadoria dos Cursos de Pós-Graduação e Extensão.
  4. Caso o curso não se viabilize, o(a) candidato(a) será avisado(a) até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.