BACHARELADO EM MUSICOTERAPIA

Missão

Preparar o Musicoterapeuta para o autodesenvolvimento de forma permanente e continuada, inter e multidisciplinarmente, com responsabilidade ética, social e artística, para tornar-se sujeito crítico-reflexivo e criativo no exercício de sua profissão, utilizando técnicas consagradas e contemporâneas, vinculadas às dimensões terapêuticas, estéticas e tecnológicas.

Sobre o Curso

A complexidade da vida contemporânea, incluindo desafios na saúde, educação, cultura, assistência social exigem soluções inovadoras para os problemas emergentes. Dessa forma, o Bacharelado em Musicoterapia do CBM (primeiro curso de graduação do Brasil), oportuniza a ampliação de profissionais qualificados na área. A musicoterapia, como disciplina jovem une, de maneira interdisciplinar, a saúde, a música e a cultura e torna-se campo importantíssimo no enfretamento da realidade atual. Esta impõe uma subjetivação que percorre caminhos tão diversos tanto quanto à velocidade das inovações sonoras incluídas nos jogos e mídias eletrônicas, quanto aos sons acústicos e canções ouvidas nos rádios e nos concertos. A musicoterapia, com sua capacidade de incluir em sua prática a diversidade sonora e cultural de quem assiste, vem se mostrando uma carreira capaz de lidar e contribuir com o andamento de diversos projetos humanos. A Musicoterapia é uma prática aonde o/a profissional intervém pelo uso da música, do som e de seus elementos com propósitos terapêuticos. O musicoterapeuta interfere na realidade humana com objetivos de desenvolver, reabilitar, recuperar ou com propósitos preventivos em clínicas, instituições de saúde, empresas, escolas e com diferentes públicos.

Objetivo Geral

A formação de habilidades musicais e terapêuticas necessárias para que o musicoterapeuta possa atuar no enfrentamento de situações complexas buscando soluções criativas em diferentes ambientes; com o desenvolvimento da capacidade de escutar aspectos não-verbais da interação humana e ambiental; preservando os aspectos culturais existentes aonde atua, e facilitando sua participação em diferentes grupos, com propósitos terapêuticos.

Objetivos Específicos

O Curso tem como objetivos formar profissionais com habilidades e competências que lhe garantam tornar-se terapeutas musicais na direção de serem agentes que buscam beneficiar e reintegrar as pessoas às quais prestarão atendimento musicoterápico e desenvolver a capacidade reflexiva para conduzir pesquisa científica na área. Podemos assim detalhá-los:

a) Capacitar para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e ético para atuação no campo profissional;

b) Oportunizar aprofundado conhecimento musical e o uso de técnicas composicionais para possibilitar o uso adequado dos recursos da música nas intervenções terapêuticas;

c) Desenvolver conhecimento e habilidades para fazer uso de técnicas musicoterapêuticas para intervir no atendimento a pessoas com diferentes limitações e/ou patologias e em diversificados espaços de prática clínica;

d) Oferecer um corpo de conhecimentos teórico-práticos de forma queo egresso seja capaz de lidar e dominar a estrutura da linguagem musical 0para intervir revelando habilidades e aptidões indispensáveis para a atuação profissional no contexto clínico, cultural, comunitário, social, inerente à área;

e) Oferecer ao longo da formação a oportunidade para o discente elaborar uma reflexão fundamentada na área de seu maior interesse pessoal, profissional e /ou acadêmico por meio de exercício investigatório;

f) Instrumentalizar o discente para a atitude do “aprender a ser capaz” de forma que, em etapas ao longo da graduação, possa elaborar diagnósticos, planos de melhorias, processos de avaliação em musicoterapia;

g) Contribuir para a formação de um profissional que detenha conhecimento amplo profundo e articulado com a realidade;

  • Desenvolver o conhecimento e o desempenho técnico-artístico musical;
  • Integrar a expressividade e a criatividade à formação;
  • Estabelecer relações entre a Música e as demais áreas do conhecimento;
  • Considerar as estruturas advindas das músicas populares e os corpos imanentes devaria dos segmentos sociais na formação do musicoterapeuta.
  • Duração e Público-alvo

    O curso está distribuído em oito semestres (4 anos) letivos e direciona-se às pessoas interessadas na área da musicoterapia.

    Coordenação

    Zoya Alves Maia possui mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Música - Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (1997), graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (2003). Atualmente é coordenadora dos cursos de graduação do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação (CBM-UNICBE). Ocupa o cargo de Professor I na Prefeitura do Rio de Janeiro na Escola Municipal Campo dos Afonsos.

    Processo Seletivo

    Nesta forma de ingresso, o candidato fará as provas estabelecidas, constantes do Edital. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente). A inscrição pode ser feita pela internet (www.cbmmusica.edu.br) ou na sede do CBM-UniCBE. A comprovação de conclusão do ensino médio deverá, obrigatoriamente, ser apresentada no ato da matrícula, juntamente com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado.

    Endereço da Unidade

    Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.

    Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.