BACHARELADO EM COMPOSIÇÃO

Missão

Preparar o músico-compositor para o autodesenvolvimento de forma permanente e continuada, atendendo as demandas sociais de responsabilidade social, ética, artística e criativa. Oportunizar meios para a construção de um sujeito crítico-reflexivo e criativo no exercício de sua profissão. Oportunizar espaços de debate e discussões para o crescimento técnico-científico, a partir da utilização de técnicas consagradas e contemporâneas, vinculadas às dimensões estéticas e tecnológicas da sociedade atual.

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Composição realiza a formação de compositores e arranjadores nos diversos estilos e gêneros musicais produzidos nos séculos XX e XXI. O curso tem como fundamento um aporte teórico que abrange um arco histórico desde o período barroco até o pós-modernismo. A investigação de linguagem musical, a pesquisa de técnicas instrumentais ampliadas e a criação com recursos multimeios e tecnologias digitais de ponta são incentivadas durante toda a duração do curso.

O século XX ampliou a experiência sonoro-musical de forma como nunca fora feito antes: as chamadas músicas ligeiras ou populares e as folclóricas ascenderam finalmente ao patamar de excelência cultural que lhes cabia; a experiência sonora passa a receber um valor tão importante quanto a própria escuta da música, se tornando ela mesma, uma forma de escuta musical. Tais inovações foram potencializadas pelo advento da gravação e o estímulo dado pelos artistas e intelectuais do final do século XIX e do início do XX à busca de novas formas de se fazer música, com amplo investimento na investigação de linguagem musical. Hoje o complexo aprendizado da composição musical exige um conhecimento técnico altamente diversificado, um treinamento constante e especializado que demanda uma infraestrutura potente para fornecer todo o tipo de possibilidades para a experimentação dos diversos recursos atualmente utilizados para se fazer música. Em um curso superior de composição, a vivência e as experiências com essa diversidade são propiciadas a partir de um contato constante, tanto no âmbito do aprendizado formal quanto na informalidade da discussão e da criação orientada pelos diversos professores, músicos e pesquisadores da música com os quais nosso aluno trava contato durante a sua formação. Somando-se às múltiplas oportunidades de interação com profissionais mais consagrados, a grande quantidade e diversidade de experiências culturais provenientes das trocas efetuadas no conjunto dos elementos em interação, sejam provenientes de professores, profissionais e próprios alunos. Toda essa vivencia tanto enriquece sobremaneira a formação individual, como produz um singular ambiente musical.

Objetivo Geral

O curso visa formar compositores e desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos que produzam um profissional da música criativo, participativo, atuante e responsável, com sensibilidade artística e capacidade de reflexão no campo da Música, oferece as bases para a compreensão do fenômeno cultural como ação coletiva, para que a partir desta entendimento possa atuar como músico habilitado a desenvolver ações que propiciem a produção, fruição, distribuição e consumo de bens culturais e artísticos no campo da música.

Objetivos Específicos

O Curso tem como objetivos específicos atender às demandas profissionais oriundas dos mais diversificados meios musicais; formar músicos profissionais com qualificação otimizada para o exercício de seu ofício e da cidadania desenvolvendo capacidade reflexiva para conduzir pesquisa científica em Música.

Duração e Público-alvo

O curso está distribuído em oito semestres (4 anos) letivos e direciona-se às pessoas interessadas no aprofundamento e desenvolvimento da arte de compor músicas.

Coordenação

Zoya Alves Maia possui mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Música - Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (1997), graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (2003). Atualmente é coordenadora dos cursos de graduação do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação (CBM-UNICBE). Ocupa o cargo de Professor I na Prefeitura do Rio de Janeiro na Escola Municipal Campo dos Afonsos.

Processo Seletivo

Nesta forma de ingresso, o candidato fará as provas estabelecidas, constantes do Edital. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente). A inscrição pode ser feita pela internet (www.cbmmusica.edu.br) ou na sede do CBM-UniCBE. A comprovação de conclusão do ensino médio deverá, obrigatoriamente, ser apresentada no ato da matrícula, juntamente com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado.

Endereço da Unidade

Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.

Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.